O projeto copromovido pelo Centro de Física da UMinho foi laureado no EnergyLiveExpo. O projeto incide no desenvolvimento de protótipos funcionais de produtos cerâmicos fotovoltaicos integrados, de alta eficiência, para revestir edifícios (telhas e revestimentos exteriores de fachada) que incorporem filmes finos fotovoltaicos de última geração.


O projeto Solar Tiles, copromovido pela UMinho, venceu o Prémio Inovação no EnergyLiveExpo, que decorreu de 23 a 25 de março de 2012 na FIL, em Lisboa. O protótipo do projeto foi exposto no stand do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, parceiro do projeto. O prémio foi alvo de reportagem no programa "Com Ciência", da RTP2 (minuto 19'30" do link http://ww1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=26914&e_id&c_id=8&dif=tv).
O EnergyLiveExpo - espaço de negócios focalizado nos setores da eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica - integrou conferências, exposições, academias, apresentações, espaço Inovação/LiveTech e distinções a empresas, entidades e personalidades da área com contributos no desenvolvimento económico nacional.

"Solar Tiles - Desenvolvimento de Sistemas Solares Fotovoltaicos em Coberturas e Revestimentos Cerâmicos" é um projeto inovador de I&DT a nível mundial. Aproveita a energia solar para produção de eletricidade, através de um filme depositado nas telhas e revestimentos cerâmicos, que capta a energia emitida pelo sol, armazena-a e transforma-a em energia elétrica. É uma tecnologia sofisticada, à escala laboratorial e dispoendiosa, o que justificou o apoio do QREN. A UMinho é copromotoras, tendo como seu responsável o pró-reitor Vasco Teixeira, professor do Centro de Física da UMinho. Tecnicamente, o projeto consiste no desenvolvimento de protótipos funcionais de produtos cerâmicos fotovoltaicos integrados, de elevada eficiência, para o revestimento de edifícios (telhas e revestimentos exteriores de fachada) que incorporem filmes finos fotovoltaicos de última geração. Pretende-se ainda que tenham integração arquitectónica e ecodesign.


Distinguido pela OCDE como case study
O consórcio "Solar Tiles" inclui as empresas Revigrés, Dominó, Coelho da Silva, De Viris - Natura e Ambiente e as instituições Centro de Física da UMinho, ADENE - Agência para a Energia, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação e CENIMAT - Centro de Investigação em Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O "Solar Tiles" foi distinguido em 2011 pela OCDE (Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento) como case study de tecnologias ecossustentáveis.

Mais informações: http://www.energyliveexpo.fil.pt