Estágios Científicos Avançados

Estágios Científicos Avançados de Doutoramento e Pós-Doutoramento na Universidade do Minho são geridos por Regulamento próprio . 

Salienta-se que a candidatura pode ser efetuada em qualquer época do ano letivo e deve ser entregue com, pelo menos, 3 meses de antecedência relativamente à data desejada de início dos trabalhos.

 

O requerimento de admissão ao Estágio Científico Avançado de Doutoramento , dirigido ao Presidente do Conselho Científico, é acompanhado de:
a) Programa de trabalho a desenvolver na Escola de Ciências, que explicite a data de início e de fim, bem como a relação do Estágio Científico Avançado com o programa de Doutoramento ao qual está inscrito;
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Comprovativo da inscrição em Doutoramento na instituição de ensino superior de origem;
d) Declaração do docente e/ou investigador da UOEI da UMinho responsável pela supervisão do programa de trabalho na UMinho;
e) Declaração de concordância para o Estágio por parte do Orientador da instituição de origem;
f) Declaração de concordância do Centro de Investigação da Escola de Ciências, onde se vai realizar o estágio.

Nestes estágios deve ser indicado o Programa Doutoral em que o estudante será enquadrado.
O candidato pode solicitar a isenção da taxa de frequência devendo para isso, anexar um parecer fundamentado,
do orientador e da subunidade de investigação da Escola de Ciências, justificando de forma inequívoca o interesse no acolhimento do candidato.

 

O requerimento de admissão ao Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento , dirigido ao Presidente do Conselho Científico, é acompanhado de:
a) Programa de trabalho a desenvolver na Escola de Ciências, que explicite a data de início e de fim bem como a relação do Estágio Científico Avançado com a área de investigação ao qual associado;
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Declaração do docente e/ou investigador da UOEI da UMinho responsável pela supervisão do programa de trabalho na UMinho;
d) Declaração de concordância para o Estágio por parte da Instituição de origem;
e) Declaração de concordância do Centro de Investigação da Escola de Ciências, onde se vai realizar o estágio.

Os candidatos devem ser informados que:
- Independentemente de ser autorizada a isenção do pagamento da taxa de frequência, é sempre devida uma taxa de inscrição.
- A inscrição é efetuada nos Serviços Académicos, no prazo de um mês após a admissão do candidato pelo Conselho Científico (também se aplica aos candidatos Pós Doutorados, para os quais não há pagamento de propina, apenas da taxa de inscrição).
- Terminado o estágio, o candidato deve, no prazo de um mês, apresentar um relatório de atividades ao Conselho Científico, acompanhado de parecer do docente e/ou investigador da UOEI da UMinho responsável pela supervisão do Estágio.

A emissão do certificado do Estágio Científico Avançado depende da apresentação do referido relatório, ao qual se aplicam os emolumentos fixados.

Formulário Doutoramento

Formulário Pós-Doutoramento

Regulamento