Na XXI Cimeira Luso-Espanhola que decorreu em Évora nos dias 18 e 19 de Novembro de 2005, foi decidida a criação de um Instituto de I&D Portugal-Espanha, como iniciativa pioneira de um novo tipo de parceria institucional internacional em ciência e tecnologia na Europa. Ficou decidido que o instituto se denominaria International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), seria localizado em Braga e deveria vir a ter cerca de 200 investigadores de Espanha, Portugal e outros países, com um orçamento operacional anual de cerca de 30 milhões de euros e um investimento adicional de igual valor, assegurados em partes iguais pelos dois países.

Dez projectos de I&D foram seleccionados na sequência da avaliação internacional das propostas apresentadas no concurso aberto em Novembro de 2006 pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e pela Dirección General de Investigación de Espanha, de um total de 72 candidaturas recebidas. Destes 10 projectos aprovados, o Centro de Física da Universidade do Minho (CFUM) figura como instituição proponente em quatro projectos, envolvendo investigação de ponta em nanotecnologia que se enquadram na declarada linha estratégica do Centro. Na tabela a seguir encontra-se informação sobre os quatro projectos que envolvem o CFUM:
 
Projectos aprovados no âmbito do INL (International Nanotechnologu Laboratory).
 
Designação do projecto

Instituição proponente

Investigador responsável na UM
Smart joint implants using bionanocomposites-(SIMBIO) Universidade do Minho/Centro de Física Senen Lanceros-Mendéz
Development of Photocatalytic materials for pollution control Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Carlos Tavares

NanoMeDiag- “Nanobioanalytical platforms for improved diagnosis of infections caused by pathogens microorganisms” Instituto de Bioengenharia da Catalunha, Barcelona Vasco Teixeira
NANOPACKSAFER: “Nano-engineered packaging systems for improving quality, safety and health characteristics of foods"

Facultade de Ciencias de Ourense, Universidade de Vigo

 Vasco Teixeira