Archive

New scientific publication in optometry

Members of the Department of Physics gain prominent positions in the Editorial Board of the new peer-reviewed publication, Journal of Optometry.

Investigador do Centro de Física recebe "Prémio de Estímulo à Investigação Científica"

Licenciado em Física pela Universidade do Minho, Paulo André Dias Gonçalves é Investigador do Centro de Física e foi distinguido com o "Prémio de Estímulo à Investigação Científica" da Fundação Calouste Gulbenkian

Ordem dos Engenheiros premeia investigadora do Centro de Física

Investigação na área da implantologia valeu a Cristiana Alves, aluna do mestrado integrado em Engenharia de Materiais da Universidade do Minho, prémio atribuído pela Ordem dos Engenheiros.

Prémio Nobel da Física 2013

A Real Academia de Ciências Sueca atribuiu o Prémio Nobel da Física 2013 a François Englert e Peter W. Higgs: “Pela descoberta teórica do mecanismo que contribui para o nosso entendimento da origem da massa de partículas sub-atómicas, e que recentemente foi confirmado através da descoberta da particular fundamental prevista, nas experiências ATLAS e CMS no Large Hadron Collider do CERN”

Investigador da UMinho publica na "Science"

EUA, quinta-feira, 09-05-2013
Ricardo Mendes Ribeiro, do Centro e Dep. de Física, criou em coautoria um dispositivo bidimensional excecional a absorver luz e convertê-la em eletricidade. Projeto inclui ainda dois Nobel e cientistas do Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul, Singapura e Rússia.

Consórcio do grafeno recebe 500 milhões de euros da UE

Europa, segunda-feira, 28-01-2013
Projeto de dez anos coordenado em Portugal por Nuno Peres, professor do Dep. Física e investigador do Centro de Física da ECUM. Graphene Flagship é um consórcio sem precedentes na pesquisa europeia do grafeno. Coordenado por Jari Kinaret, da Universidade de Tecnologia de Chalmers, Suécia, alia 348 universidades, 182 centros de I&D, 50 empresas e quatro fundações, entre outros.

Solar Tiles ganha Prémio Inovação no EnergyLiveExpo

Lisboa, domingo, 25-03-2012
O projeto copromovido pelo Centro de Física da UMinho foi laureado no EnergyLiveExpo. O projeto incide no desenvolvimento de protótipos funcionais de produtos cerâmicos fotovoltaicos integrados, de alta eficiência, para revestir edifícios (telhas e revestimentos exteriores de fachada) que incorporem filmes finos fotovoltaicos de última geração.

Nuno Peres co-autor de artigo na Science

Departamento de Física da Universidade do Minho
quinta-feira, 2-02-2012
Nuno Peres, investigador do Centro de Física e professor do Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho, é co-autor de um artigo que acaba de sair na Science.

Inseticida inovador

Departamento de Física da Universidade do Minho
quinta-feira, 26-01-2012
Entrevista do Doutor Carlos Tavares, investigador do Departamento de Física da Universidade do Minho, ao Porto Canal, sobre um material que pode libertar um inseticida e que atua sob ativação solar

Entrevista de Nuno Peres à TSF

TSF - Quarta-feira, 26-01-2011
Entrevista do Professor Nuno Peres à TSF sobre o Grafeno e o prémio Nobel
Page 1 of 3